É com pompa e circunstância que a Samsung lança o seu mais recente smartwatch em Portugal. Num espaço a que chamou de Gear S2 Studio, junto à Gare do Oriente, no Parque das Nações (Lisboa), é possível a qualquer pessoa que por lá passe experienciar as mais recentes novidades do mundo inteligente da Samsung. Dos quais, a jóia é a sua ultima cartada na categoria dos smartwatches.
O Gear S2 representa uma reinterpretação daquilo que a marca nos havia proposto em anteriores modelos da mesma categoria, sendo a mudança mais radical o formato do écran que passa de quadrangular para circular. É a sua forma circular que permite uma das suas melhores características de navegação – a moldura rotativa, com esta é possível navegar pelos menus de forma bastante intuitiva e rápida sem obstruir a visibilidade do pequeno écran com os dedos.
Estão ainda incluídos dois botões: o do menu principal que nos transporta para o écran inicial onde quer que estejamos e um botão de recuo que nos permite regressar ao menu anterior.
O wearable está disponível em duas versões, Gear S2 e Gear S2 clássico, tendo o primeiro um design mais descontraído com uma bracelete mais desportiva e o segundo um design mais tradicional com bracelete em pele.


Praticamente todas as funcionalidades que se esperam de um smartwatch estão presentes. Notificações rápidas, calendário, e-mails e notícias, a possibilidade de enviar mensagens e as funções fitness que ajudam a manter um estilo de vida ativo, registando toda a atividade física durante 24 horas e permitindo aceder à sua evolução.
O Gear S2 utiliza o sistema operativo Tizen o que faz com que a Samsung tenha conseguido personalizar e tirar proveito da moldura rotativa transportando a ideia para os menus do relógio que tornam a navegação mais evidente. No entanto o distanciamento do Android Wear, o sistema operativo proposto pela gigante Google para este tipo de dispositivos, pode reflectir-se na escassez de aplicações disponíveis uma vez que o relógio fica limitado às apps disponíveis na loja da Samsung exclusiva do relógio.
A boa notícia é que pela primeira vez o relógio é compatível com todos os smartphones com o Android OS 4.4 ou superior e 1,5 GB de RAM ou superior (consultar a lista detalhada no site samsung.com/pt).
À venda com o preço recomendado de 349,90€ para o Gear S2, e de 379,90€ para o Gear S2 clássico estes relógios são a melhor tentativa que a Samsung já fez na categoria ficando a reserva quanto à escolha de um sistema operativo que não é generalista.