Um mergulho na qualidade

Um mergulho na qualidade

Em 1960 – 52 anos antes da expedição DEEPSEA CHALLENGE – a Rolex escreveu uma página da história da relojoaria ao se associar com o batiscafo Trieste para um mergulho inédito no ponto mais profundo do oceano, segundo os conhecimentos atuais. Tripulado pelo oceanógrafo suíço Jacques Piccard e pelo tenente da Marinha dos EUA Don Walsh, o Trieste levava um relógio experimental Rolex Deep Sea Special quando, em 23 de janeiro de 1960, atingiu o fundo da Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, a 10.916 metros, batendo o recorde de profundidade.

O Trieste e o relógio preso a sua superfície externa resistiram à pressão esmagadora das águas profundas que nenhum outro submersível, muito menos um relógio, jamais afrontou e à qual nenhum ser humano poderia sobreviver. Quando o batiscafo voltou à superfície depois de bater o recorde de mergulho, a sede da Rolex em Genebra recebeu um telegrama: “Prazer de anunciar seu relógio tão preciso a 11.000 metros quanto na superfície. Atenciosamente Jacques Piccard.” O mergulho histórico do Rolex Deep Sea Special foi fruto de décadas de desenvolvimento obstinado do Oyster, o primeiro relógio impermeável do mundo, inventado pela Rolex em 1926.

Desde 1926, quando Hans Wilsdorf, fundador da Rolex, deu o nome de “Oyster” ao primeiro relógio de pulso impermeável, a empresa vem se dedicando ao estudo das ferramentas usadas por profissionais que trabalham em condições extremas. O Deep Sea Special, por exemplo, foi desenvolvido para demonstrar a eficiência da impermeabilidade dos modelos Oyster.

Há várias décadas que a Rolex tem se associado à exploração das fronteiras mais extremas do planeta, em perfeita harmonia com a visão de seu fundador, Hans Wilsdorf. A Rolex cultivou uma relação especial com o mar depois de criar o relógio impermeável Oyster em 1926. A impermeabilidade era uma característica fundamental que ajudava a tornar os relógios confiáveis e precisos, e hoje é inerente a todos os modelos Rolex Oyster Perpetual. Desde então, esses relógios vem demonstrando seu valor em condições reais, durante uma série de projetos que fizeram história, como o mergulho do Trieste e a expedição de Sir John Hunt, Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay, que atingiu o topo do mundo em 1953 e foi a primeira ascensão completa do Monte Everest. Façanhas como essas ajudaram a construir a reputação de extrema confiabilidade do Rolex Oyster.

Simplesmente fantástico este relógio, Aprecio tudo nesta peça, a sua cor, o seu estilo, a complexidade de construção, quem já fez mergulho certamente vai desejar esta peça! Sendo amante das riquezas escondidas e mistérios do fundo do mar adoro esta peça e acho que ela transmite toda a serenidade do fundo do mar, aquele silêncio, aquela sensação de paz e leveza que nos atravessa o corpo, aquele flutuar. Enfim uma procura por algo que não sabemos bem o que é…num mergulho profundo. À medida que vamos descendo é praticamente como se estivessemos a entrar numa nova dimensão,tudo fica mais lento… mais denso…mais… especial.

Rolex Deep Sea recomendo vivamente a apaixonarem-se por esta peça da maravilha maritima.

 

 

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um mergulho na qualidade

bookmark_border

mais em Lifestyle

Uma colecção com sentido náutico

a redireccionar em 10 segundos