Agenda Cultural 08.01.2015

Agenda Cultural 08.01.2015

Na solidão dos campos de algodãoNA SOLIDÃO DOS CAMPOS DE ALGODÃO

Teatro

Texto: Bernard-Marie Koltès; Encenação: Marcello Urgeghe, Maria João Luis e Rita Blanco; Interpretação: Maria João Luis e Rita Blanco

De acordo com o encenador Phillip Boulay, a palavra em Bernard-Marie Koltès é “hemorrágica” e “tem o seu corpo, a sua língua, a sua musculatura”. Rita Blanco e Maria João Luís encarnam no feminino as duas personagens (o dealer e o cliente) de Na Solidão dos Campos de Algodão, porventura a peça central da obra do expoente máximo da dramaturgia francesa contemporânea.

São Luiz Teatro Municipal

8 a 25 de Janeiro – 5ª a Sáb às 21, Dom às 17h30 . Preço: 12€ a 15€

Almada NegreirosALMADA NEGREIROS: O QUE NUNCA NINGUÉM SOUBE QUE HOUVE

Exposição

Desenho, pintura, livros de artista: uma exposição que revela cerca de 70 obras (essencialmente inéditos) de um dos mais importantes artistas portugueses do século XX. Isto no ano em que se assinala o centenário da revista Orpheu na qual Almada teve uma participação fundamental.

Almada foi companheiro e cúmplice de Fernando Pessoa e Amadeo de Souza Cardoso no desencadear da Modernidade artística e literária, na década de 1910. Desde sempre foi uma figura polémica, mítica e (auto-) mitificada. Como exemplo, refira-se o livro O Pierrot que Nunca Ninguém Soube que Houve. História Trágica e Ilustrada com Sol e Palmeiras. Este livro, emblemático e até aqui desconhecido, inspirou o título desta exposição, apontando o seu rumo.

Museu da Electricidade Até 29 de Março

António LagartoANTÓNIO LAGARTO: DE MATRIX À BELA ADORMECIDA

Exposição

A exposição apresenta figurinos de António Lagarto, centrando-se em particular sobre o trabalho do artista como figurinista após 1984, em que vestiu os mais importantes atores, atrizes e bailarinos nacionais e internacionais.

A mostra conta com cerca de 200 figurinos completos. Em paralelo são apresentadas 30 fotografias que contextualizam o figurino na sua determinação de espaço envolvente.

MUDE – Até 29 de Março

Entrada livre

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Agenda Cultural 08.01.2015

bookmark_border

mais em Crónica, Culture

Em honra do ano da Cabra

a redireccionar em 10 segundos