Leya instala biblioteca em alguns hospitais de Lisboa
O Grupo LeYa está a instalar bibliotecas nos hospitais de Santa Cruz, São Francisco Xavier e Egas Moniz, no âmbito de uma parceria com a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO), colocando um total de 1.500 livros ao dispor de pacientes, profissionais de saúde e visitantes. As duas primeiras bibliotecas, no Hospital de Santa Cruz e no Hospital São Francisco Xavier, já se encontram em funcionamento, e prevê-se que a terceira seja concluída até ao final de outubro. Com esta iniciativa, a LeYa pretende aproximar saúde e cultura, promovendo o bem-estar e a humanização dos cuidados através da leitura.
No âmbito desta colaboração, cada hospital receberá 500 livros de diferentes géneros literários e destinados a todas as idades. Além destas três unidades, a LeYa vai ainda alargar a iniciativa a cinco serviços do Hospital de Santa Maria, cuja implementação está prevista para novembro.
“Na LeYa acreditamos que a leitura é um bem essencial, capaz de transformar o quotidiano, abrir horizontes e, mesmo em contextos de fragilidade, criar esperança e conforto. Com estas bibliotecas hospitalares, queremos estar mais próximos das pessoas, oferecendo não apenas livros, mas também momentos de bem-estar, partilha e humanização dos cuidados.”, refere Ana Rita Bessa, CEO do Grupo LeYa.
Com este programa, a LeYa reforça o compromisso de tornar a leitura acessível a todos e, em particular, às pessoas que vivem experiências de fragilidade. A parceria com a ULSLO pretende deixar uma marca duradoura no quotidiano hospitalar, criando espaços simbólicos de acolhimento que oferecem não apenas o livro, mas histórias e convívio.

“A ULSLO tem muito orgulho nesta parceria com a LeYa, que leva o poder dos livros aos doentes internados e aos utentes dos cuidados de saúde primários. Porque ler é mais do que um passatempo — é uma forma de conforto, de companhia e de esperança. E isso também é cuidar. Esta iniciativa é mais um passo na humanização dos cuidados de saúde que prestamos todos os dias.” refere Isabel Aldir, Presidente do Conselho de Administração da ULSLO.
A iniciativa integra o programa de responsabilidade social do Grupo LeYa, LeYa para Cuidar, que reúne diversas ações em prol da comunidade e dos seus colaboradores. A concretização das bibliotecas conta com uma forte componente de voluntariado, com mais de 100 colaboradores envolvidos na seleção, entrega e organização dos livros destinados aos três hospitais.
O projeto LeYa para Cuidar abrange ainda uma iniciativa intitulada “Os contadores de histórias LeYa” que nasceu no Dia Mundial da Criança, quando a LeYa doou 150 livros infantis ao Hospital de Santa Maria e levou os seus colaboradores a contar histórias a crianças internadas. A experiência deu origem a uma prática regular: todas as sextas-feiras, uma equipa de voluntários da editora regressa ao hospital para sessões de leitura, contando já com uma bolsa de mais de 20 voluntários.
Em 2025, a LeYa já doou 11.500 livros a várias instituições em diversas geografias, reforçando o compromisso de promover a leitura em diferentes comunidades.
