Luminor GMT Ceramica, nova coleção da Panerai

Luminor GMT Ceramica, nova coleção da Panerai

Luminor GMT Ceramica, nova coleção da Panerai

Maison Suíça de ADN italiano acende a chama da coleção Luminor com a apresentação dos novos Luminor GMT Ceramica PAM01460 e Luminor GMT Ceramica PAM01783. Pela primeira vez, a emblemática caixa Luminor de 40 mm é combinada com este prestigiado material. Estas duas novidades personificam a mestria de alta tecnologia da Panerai na inovação de materiais e no seu design intemporal. Captam a estética inconfundível do Luminor numa dimensão mais compacta, acentuando a sua versatilidade e o seu carácter contemporâneo. Fiel ao design original, a nova coleção mantém o distintivo dispositivo de proteção da coroa — agora também em cerâmica — em conjunto com a luminosidade do mostrador e a sua construção de “sanduíche”. A engenharia de vanguarda encontra a estética audaz da Panerai, respondendo às exigências do estilo de vida moderno com duas novas propostas, perfeitas para qualquer ocasião.

“A nova coleção Luminor GMT Ceramica espelha o compromisso da Panerai em superar os limites da inovação técnica, ao mesmo tempo que honra o legado do nosso design funcional. Apresentando uma novidade para a Panerai – uma caixa em cerâmica preta de 40 mm, disponível com combinações impressionantes de mostrador preto ou azul -, estes relógios destacam a nossa avançada capacidade de produção e a nossa perícia em engenharia de materiais de alta tecnologia, nomeadamente o domínio das complexidades da cerâmica. Desenhado para o viajante cosmopolita, cada relógio personifica uma sofisticação discreta e o espírito inovador que queremos transmitir aos nossos clientes”, afirma Jérôme Cavadini, COO da Panerai. 

Celebrada pelo seu desempenho excecional, a cerâmica tornou-se um pilar do portefólio de materiais de alta tecnologia da Panerai. Foi introduzida pela primeira vez em 2007, com o Radiomir Black Seal Ceramica PAM00292. A sua natureza leve assegura uma usabilidade notável, enquanto a sua forte resistência a altas temperaturas, corrosão e riscos garante uma durabilidade prolongada. Mas é na criação das caixas Panerai que a Maison demonstra verdadeiramente a sua perícia, transformando a cerâmica em relógios-ferramenta intrincados e altamente funcionais, modelos que captam a essência desportiva e sofisticada da Maison.

O processo começa com um pó cerâmico à base de óxido de zircónio (ZrO2), material de alta tecnologia conhecido pela sua resistência e estabilidade. O pó de óxido de zircónio é misturado com um aglutinante e depois processado, criando uma forma inicial rugosa da peça do relógio. Após esta primeira etapa de processamento, o material é designado por “peça verde”, não totalmente denso e adequado para maquinação em bruto. A caixa semi-formada é submetida a um processo de sinterização em fornos de alta temperatura. Este processo torna a cerâmica mais densa: transforma o composto cerâmico inicial num material denso e robusto, capaz de resistir ao desgaste. Durante a sinterização, a peça cerâmica sofre uma contração de cerca de 20%, o que exige cálculos precisos para garantir a exatidão das dimensões finais. Uma vez endurecida, a cerâmica é moldada e afinada com discos diamantados e ferramentas. Este passo envolve o alisamento das superfícies, a definição de detalhes intrincados e a obtenção das curvas distintivas da caixa do Luminor. A complexidade do design da caixa da Panerai, com as suas múltiplas superfícies arredondadas e componentes como a proteção da coroa e a alavanca, exige um nível incomparável de tecnicidade e experiência em engenharia. Foram conduzidas extensas pesquisas e desenvolvimento para reforçar as peças mais expostas e delicadas da caixa, incluindo as asas. Estes aperfeiçoamentos garantem que as asas, elementos sujeitos ao maior stress durante a utilização diária, cumprem as normas da Panerai em termos de resistência ao choque.

O PAM01460 e o PAM01783 são alimentados pelo movimento automático P.900/GMT, um calibre reconhecido pela sua fiabilidade, com uma reserva de marcha de 3 dias. O calibre, visível através do fundo de caixa aberto em cristal de safira fumado, integra uma função expansiva dentro dos limites de proporções notavelmente simplificadas, e mede 12½ linhas (28,2 mm) de diâmetro e apenas 5,20 mm de espessura. A energia necessária para acumular uma reserva de marcha de três dias é fornecida por um peso oscilante bidirecional e armazenada num único tambor.

Mais informações no site.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Luminor GMT Ceramica, nova coleção da Panerai

bookmark_border

mais em Lifestyle

L’Oréal Professionnel, 20 anos com a ModaLisboa

a redireccionar em 10 segundos