Overseas Grand Complication Openface, vamos descobrir.
Equipado com o Calibre 2755 QP, o novo Overseas Grand Complication Openface é uma autêntica proeza relojoeira: um relógio desportivo elegante com um movimento de apenas 7,9 mm de espessura e que integra um repetidor de minutos, um calendário perpétuo, um turbilhão e um indicador de reserva de marcha.
Com a sua caixa em titânio resistente à água e a sua bracelete integrada, este modelo com grande complicação respeita os códigos técnicos e estéticos da coleção Overseas. O mostrador em safira revela a beleza do mecanismo, enquanto as rodas revestidas a ródio e o tratamento NAC realçam o seu espírito vanguardista. A atenção aos detalhes da Vacheron Constantin é exemplificada pelo cuidado meticuloso aplicado no acabamento manual dos componentes do movimento.
O Vacheron Constantin Overseas Grand Complication Openface é o resultado de um longo processo que teve como objetivo ultrapassar o desafio de integrar um mecanismo Grand Complication numa caixa elegante. Além de um turbilhão e um calendário perpétuo, este movimento inclui um repetidor de minutos – uma estreia na coleção. De um modo geral, é difícil alcançar a resistência à água em calibres com repetidores de minutos devido ao mecanismo deslizante no lado da caixa que ativa o repetidor. O desafio neste modelo consistia em assegurar a estanquidade da caixa do Overseas, adaptando simultaneamente as suas linhas ao Calibre 2755 QP. Esta tarefa exigiu um ano e meio de investigação e desenvolvimento e envolveu o completo redesenho do fundo da caixa com vista a criar espaço para o mecanismo repetidor de minutos, mantendo simultaneamente as curvas elegantes caraterísticas dos relógios Overseas. Com um diâmetro de 44,5 mm e uma altura de 13,1 mm, as proporções desta nova caixa Overseas equilibram habilmente o carácter aventureiro da coleção com um espírito de elegância.
Um dos movimentos emblemáticos da Vacheron Constantin, o Calibre 2755 QP beneficia das evoluções realizadas para o relógio Tour de l’Île apresentado em 2005 e reúne três grandes complicações relojoeiras. Com os seus 602 componentes alojados num diâmetro de 33,30 mm, inclui um calendário perpétuo com indicações de data, dia, mês e ciclo de anos bissextos. Além deste mecanismo de calendário, que não necessita de qualquer correção antes de 2100 – um ano secular não bissexto – existe um repetidor de minutos. Para regular a cadência do mecanismo repetidor, que bate as horas, os quartos de hora e os minutos a pedido, os relojoeiros da Maison desenvolveram um regulador centrípeto, um dispositivo exclusivo que permite que os martelos batam nos intervalos precisos necessários para obter as sequências musicais corretas.
Totalmente silencioso, este regulador possui dois pesos centrífugos que atuam como travão motor no eixo de rotação, suavizando o fluxo de energia libertada pela mola do repetidor. Em harmonia com a atenção dedicada aos detalhes pela Vacheron Constantin, foi prestada uma especial atenção à estética deste dispositivo de controlo, visível através do fundo de caixa em safira. Uma barra em forma de arco fixa o regulador; trabalhada em ouro 750/1000, a sua forma arredondada requer um dia inteiro de meticuloso polimento manual. Por baixo, os pesos de inércia com acabamento circular-granulado estão gravados com as iniciais de Jean-Marc Vacheron, que fundou a Maison em 1755.
