IED marca presença na ModaLisboa com novos talentos.
O IED, Istituto Europeo di Design, a maior rede de ensino superior no campo criativo a ter mantido uma perspetiva global e uma matriz cultural profundamente italiana desde 1966, esteve presente na 60º edição da ModaLisboa, com um desfile de moda que se realizou no sábado, dia 11 de março pelas 15h, inédito no certame português.
Esta aposta do IED num dos certames nacionais de moda mais icónicos está alinhado com a sua missão de captação e promoção de novos talentos, para serem conectados com uma rede global de 11 polos educativos, em Espanha, Itália e Brasil.
“Ao longo dos anos a ModaLisboa tem mostrado inúmeros talentos do design de moda, tornando-se num certame que já se encontra na lista internacional de referência do design da moda. Portanto, é o ambiente natural para apresentar a criatividade dos finalistas de design de moda dos campus italianos IED. O IED quer estar cada vez mais presente onde estão os futuros profissionais criativos de acordo com a nossa visão: descobrir pessoas que possam mudar o mundo através do poder das suas ideias e da linguagem universal do Design, trabalhando para as ligar umas às outras. É uma grande oportunidade para mostrar aquilo em que acreditamos e desafiar a geração jovem de designers portugueses. A força dos futuros designers deve ser encarada hoje com base num esforço corajoso com um conjunto de valores éticos e numa abordagem transdisciplinar ” comenta Riccardo Balbo, Diretor Académico do Grupo IED.
A presença em Lisboa é um meio de encorajar os talentos portugueses a sentirem-se desafiados para se lançarem numa aventura global de design, na qual os jovens podem viver no grande laboratório criativo e mediterrânico que o IED é.
O desfile de dia 11 de março trouxe consigo, pela primeira vez, 6 designers graduados do Instituto, com 6 coleções com cinco coordenados cada uma. Onde vimos a criatividade dos novos designers da IED network — Nicolò Artibani, Lorenzo Attanasio, Alessandro Bonini, Gaia Ceglie, Luca De Prà e Maria Eleonora Pignata — num desfile intitulado IED Graduates Fashion Show sob o mote Future Starts Slow. O desfile de moda alertou-nos para a sustentabilidade da moda e da sua produção, dando uma imagem do estado atual da indústria da moda, uma visão pessoal, mas que, no entanto, é filtrada pelas mudanças que a pandemia impôs às vidas de cada indivíduo. Temos de salientar as peças de Luca De Prà que nos chamaram muito a nossa atenção tanto pelo trabalho de alfaiataria como pelo pormenor do acabamento.
No público do desfile esteve como convidado especial Zé Manel dos Fingertips vestido pelo designer de moda Lorenzo Attanasio. Num conjunto onde dominava o azul, o cantor mostrou a confiança de uma carreira de duas décadas celebrada neste ano.