Homenagem à arte asiática pela Jaeger-LeCoultre.
Na sua mais recente homenagem à arte asiática, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel Hokusai «Amida Falls», numa homenagem ao trabalho do mestre japonês do século XIX Katsushika Hokusai. O fundo da caixa do novo relógio é decorado com uma reprodução em miniatura esmaltada à mão da obra The Amida Falls in the Far Reaches of the Kisokaidō Road (Kisoji no oku Amida-ga-taki), a mais conhecida da série de oito xilogravuras, criadas pelo artista entre 1833 e 1834, intitulada A Tour of Waterfalls in Various Provinces (Shokoku taki meguri).
Ao longo de quase dois milénios, o intercâmbio cultural entre a Ásia e a Europa teve uma profunda influência em todas as formas de arte do Oriente e do Ocidente, e o novo Reverso continua o diálogo entre as tradições artísticas orientais e ocidentais que a Grande Maison abraçou ao longo da sua história. Complementando o requintado tributo à arte asiática através da representação da xilogravura no fundo da caixa, o mostrador é ancorado nas tradições artesanais ocidentais de guilloché e de esmalte Grand Feu.
Celebração de um grande mestre japonês
No século XIX, Hokusai foi um dos poucos artistas japoneses que elevaram a antiga prática de impressão em xilogravura de arte popular ‘menor’ ao lugar de grande arte, graças às suas inovações no que diz respeito aos temas, à cor e à composição. A sua série Waterfalls, que o artista produziu quando estava na casa dos setenta anos, é considerada por muitos historiadores de arte como uma das mais belas paisagens jamais produzidas. A série Amida Falls é a mais conhecida e traduz o fascínio do artista pelo poder da água em cascata e pelas formas terrestres monumentais, que fazem esquecer as silhuetas humanas que desfrutam de um piquenique nas proximidades.

Para capturar o poder da imagem original de Hokusai e reproduzir fielmente cada detalhe numa superfície de apenas três centímetros quadrados (pouco mais de um décimo do tamanho do original), os mestres artesãos da Jaeger-LeCoultre tiveram não apenas de miniaturizar e imitar perfeitamente cada detalhe da composição, mas também de criar a ilusão da técnica de xilogravura – um efeito específico totalmente diferente da esmaltagem. Para atingir esse padrão, os artesãos tiveram de desenvolver uma técnica especial que reproduz o efeito bokashi característico das cores subtilmente matizadas e graduadas de obras originalmente impressas em papel, ao mesmo tempo que captura os tons azuis e amarelos vívidos que são uma assinatura do trabalho de Hokusai. Trata-se de um processo cuidadosamente orquestrado que requer muitas etapas e que representa um total de 70 horas de trabalho ao longo de muitas semanas, incluindo um total de entre 12 a 15 cozeduras distintas a 800 graus Celsius.
A simplicidade do mostrador do Reverso Tribute, com os seus indexes de horas facetados aplicados e ponteiros Dauphine, valoriza totalmente a beleza da sua decoração. Complementando a pintura em miniatura no fundo da caixa, este mostrador é decorado com um motivo de losango em guilloché – cuja textura é ampliada pelo esmalte Grand Feu translúcido num rico tom de verde.
Executado à mão, com recurso a um torno centenário, o padrão em losango requer grande destreza e grande habilidade: segurando a placa do mostrador num ângulo cuidadosamente calculado, cada uma das 60 linhas que compõem o padrão requer três passagens do torno, num total de 600 passagens; para cada passagem, a placa deve ser mantida precisamente no mesmo ângulo para garantir que as linhas sejam gravadas com nitidez e o padrão seja perfeitamente simétrico. Este processo por si só leva cerca de quatro horas de um trabalho extremamente minucioso, seguido da aplicação de pelo menos seis camadas de esmalte translúcido, com cada cada uma a requerer uma cozedura separada, abrangendo ao todo mais de uma semana. Terminada a esmaltagem, o desafio final passa pela perfeita aplicação dos indexes (que implica a perfuração de pequenos orifícios na superfície imaculada do esmalte) e a impressão da faixa de minutos em estilo caminho de ferro.
Testemunho da arte e savoir-faire excecionais dos artesãos que trabalham no atelier de Métiers Rares® da Manufatura, o novo Reverso Tribute Enamel Hokusai «Amida Falls» traduz a visão que a Grande Maison tem do mundo da arte e da cultura. O novo relógio completa uma trilogia de relógios Reverso Tribute Enamel que prestam homenagem a Hokusai: uma outra obra da sua série Waterfalls, intitulada Kirifuri Waterfall at Kurokami Mountain in Shimotsuke (Shimotsuke Kurokamiyama Kirifuri-no-taki), em 2021, e uma reprodução de seu mais famoso trabalho, The Great Wave off Kanagawa (Kanagawa oki nama ura), em 2018.