Arte moderna e Swatch no Centre Pompidou

Arte moderna e Swatch no Centre Pompidou

Arte moderna e Swatch no Centre Pompidou. A Swatch abre as portas de uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo com a nova coleção Swatch x Centre Pompidou. Seis emblemáticas obras-primas deste museu – um dos maiores símbolos parisienses – são agora reinterpretadas em expressivos relógios, incluindo obras de Frida Kahlo, Amedeo Modigliani, Robert Delaunay, Vassily Kandinsky e Piet Mondrian.

O tempo é aquilo que fazemos dele, e a Swatch acredita que a arte deve estar presente mais tempo na vida quotidiana das pessoas. Desde 1985 que a marca relojoeira Suíça tem vindo a lançar uma vasta coleção de relógios exclusivos Swatch Art Special. Em 2018, a marca elevou este compromisso a um novo patamar com o lançamento da linha Museum Journey, na qual museus de referência dão acesso à Swatch para transformar as suas obras de arte mais emblemáticas e torná-las acessíveis a todos. Até hoje, o Rijksmuseum de Amesterdão, o Museu Thyssen-Bornemisza em Madrid, o Museu do Louvre em Paris, o MoMA em Nova Iorque, e agora o Centre Pompidou abriram as suas portas à Swatch. 

As sinergias entre a Swatch e o Centre Pompidou são claras. Tanto a Swatch como o Centre Pompidou têm a missão de tornar a arte moderna acessível a todos. São também duas referências revolucionárias: a Swatch procura levar a arte aos pulsos e o Centre Pompidou até às massas. As cores vibrantes e os detalhes transparentes são alguns dos traços de assinatura da marca relojoeira; enquanto que o edifício vanguardista em aço, com tubos de cores primárias, e as reconhecidas escadas rolantes envidraçadas, em forma de lagarta, serpenteiam a lateral do edifício permitindo aos transeuntes observar a arte dentro do Pompidou. 

A coleção Swatch X Centre Pompidou é a mais recente de uma longa linha de colaborações entre as duas instituições, iniciada em 1985, com o lançamento do primeiro relógio Swatch Art Special com Kiki Picasso, no Museu Pompidou. Em 1999, um dos arquitetos do edifício, Renzo Piano, traduziu a sua assinatura arquitetónica no relógio JELLY PIANO. E nesse mesmo ano, durante a renovação do Centre Pompidou, a Swatch criou o maior outdoor ao ar livre do mundo. Com a emblemática declaração “Vous aussi, vous êtes notre musée” que chegou ao Guinness World Records.

A Swatch reinterpreta seis obras-primas do Centre Pompidou, com os elementos de assinatura e detalhes inesperados típicos da marca Suíça. O resultado? Uma coleção de obras de arte versáteis que asseguram um toque de cor e de cultura ao nosso dia-a-dia.


pastedGraphic.png
PORTRAIT OF DEDIE, DE AMEDEO MODIGLIANIO RELÓGIO, celebra o artista italiano cujos emblemáticos retratos captaram a face de Paris no início do século XX. A Swatch inclui a assinatura do artista na bracelete Gent, um acabamento metálico no mostrador, e um inesperado toque de cor rosa na caixa, fivela, presilha e ponteiros.
pastedGraphic_1.png
CAROUSEL, DE ROBERT DELAUNAYO RELÓGIO tem inspiração na terceira versão da pintura, depois do artista francês ter destruído as duas primeiras versões. Delaunay procurou retratar o movimento através da cor; detalhe em que a Swatch foi inflexível nesta adaptação. O mostrador recortado com diferentes cores impressas na roda do calendário assegura um elemento dinâmico ao design deste relógio Gent. 
pastedGraphic_2.png
EIFFEL TOWER, DE ROBERT DELAUNAYO RELÓGIO reinterpreta a famosa representação angular do artista deste icónico monumento de Paris, em toda a sua glória. As proporções do relógio Gent permanecem fiéis ao original de Delaunay, enquanto o mostrador, bracelete e ponteiros exibem vibrantes tons vermelhos, amarelos, laranjas e azuis.

A coleção Swatch x Centre Pompidou está disponível online e nas lojas Swatch em todo o mundo a partir de 10 de março de 2022, com preços a partir dos 80 euros. A coleção estará também disponível na boutique do Centre Pompidou e no site.


pastedGraphic.png
THE FRAME, DE FRIDA KAHLO, O RELÓGIO, vê a Swatch reinterpretar um dos mais famosos autorretratos da pintora mexicana, como uma imagem espelhada perfeitamente dividida entre as seis e as doze horas do mostrador. As cores festivas brilhantes da pintura ‘The Frame’ surgem na frente deste relógio New Gent, perfeitamente contrabalançadas pela base rosa e parte interior da bracelete.
pastedGraphic_1.png
BLUE SKY, DE VASSILY KANDINSKY, O RELÓGIO,dá seguimento ao fascínio do artista russo pela cor azul. A Swatch reproduz a técnica de pintura profunda e textural de Kandinsky para o design deste modelo New Gent e apresenta algumas das intrigantes personagens que habitam na pintura original.
pastedGraphic_2.png
RED, BLUE AND WHITE DE PIET MONDRIAN, O RELÓGIO, presta tributo ao pai fundador da abstração geométrica, cuja influência é marcante nos domínios da moda, arquitetura e no design. A Swatch assegurou que as tonalidades exatas da obra original são retratadas neste New Gent, completo com um mostrador preto mate e ponteiros sobredimensionados.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Arte moderna e Swatch no Centre Pompidou

bookmark_border

mais em Lifestyle

Novidades da Vacheron Constantin na Watches and Wonders

a redireccionar em 10 segundos