Catedral de São Paulo, Londres, com nova comissão artística

Catedral de São Paulo, Londres, com nova comissão artística

Catedral de São Paulo tem o orgulho de revelar uma nova comissão artística ‘Still Standing’ do artista nigeriano Victor Ehikhamenor exibida na cripta como parte de uma colaboração especial “50 Monuments in 50 Voices” entre a catedral e o Departamento de História da Arte na Universidade de York.

Encomendado e com curadoria de Dan Hicks, Professor de Arqueologia Contemporânea da Universidade de Oxford e Simon Carter, Chefe de Coleções da Catedral de São Paulo, a arte de mídia mista é instalada no 125º aniversário do ataque no Reino de Benin para comemorar e incentivar reflexão sobre a história turbulenta. Usando contas de rosário e máscaras de ornamentos de quadril de bronze de Benin para retratar o monarca em exercício do reino de Benin Oba Ovonramwen, a instalação responde a um painel memorial de bronze ao almirante Sir Harry Holdsworth Rawson (1843-1910), cuja longa carreira na Marinha Real culminou na liderança a expedição de Benin em 1897.

Através de sua arte, Ehikhamenor funde o simbolismo da religião tradicional Edo com o catolicismo, refletindo sobre a diáspora e a confluência das culturas africana e ocidental através de uma lente pós-colonial. Still Standing captura o legado duradouro e as tradições visuais do Reino de Benin e dos Bronzes de Benin através do retrato evocativo e marcante de Ehikhamenor de Oba Ovonramwen, que se torna um símbolo mais amplo de comemoração dos cidadãos e soldados que perderam a vida durante o ataque. Ehikhamenor entrelaça o passado com o presente, formando novos diálogos críticos sobre o passado traumático enquanto pinta uma imagem poderosa da África atual através de sua arte, que também é informada por sua pesquisa como jornalista freelancer para jornais como The New York Times e Washington Post . Nas mãos de Ehikhamenor, Still Standing torna-se um símbolo marcante de resistência.

O trabalho de Ehikhamenor foi exibido em todo o mundo, inclusive no primeiro Pavilhão da Nigéria na 57ª Bienal de Veneza em 2017. Usando materiais e iconografia que abraçam as tradições e histórias da África, integrando elementos que aludem ao passado colonial do continente e à complexa posição geopolítica da Nigéria como um nação produtora de petróleo, as obras de Ehikhamenor oferecem uma visão sobre a Nigéria contemporânea e seu futuro.

Catedral de São Paulo, Londres, com nova comissão artística

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Catedral de São Paulo, Londres, com nova comissão artística

bookmark_border

mais em Culture

Jeff Koons pinta edição exclusiva do BMW série 8

a redireccionar em 10 segundos