Consumo de álcool e qualidade do sono. O consumo de álcool é um grande efeito colateral da pandemia do coronavírus; num estudo realizado pela Delamere, 22% dos adultos britânicos aumentaram o consumo no último ano. Todo aquele excesso pode razoavelmente ter levado a tomar a uma resolução de Ano Novo de beber menos, ou até mesmo parar de beber completamente.
Pedimos à equipe de especialistas da Delamere Health para falar sobre os efeitos do consumo de álcool na qualidade restauradora do sono.
Como o álcool afeta o ciclo de sono?
O álcool é comumente usado como sonífero e, sem dúvida, ajuda a adormecer, pois faz com que a atividade cerebral diminua, o que pode induzir a sensações de relaxamento e sonolência. Mas consumir álcool em excesso pode afetar a qualidade do seu sono e causar efeitos negativos, desde dores de cabeça e desidratação até maior necessidade de urinar e superaquecimento.
Quando o álcool é consumido, a substância é absorvida pelo estômago para a corrente sanguínea. As enzimas no fígado metabolizam o álcool durante a noite. Durante esse processo, o álcool ainda estará circulando pelo corpo, causando interrupções no sono e má qualidade do sono.
O consumo excessivo de álcool, que envolve o consumo de mais de seis unidades de álcool em uma única sessão, pode levar nossos corpos a um sono profundo, interrompendo os dois primeiros ciclos do sono REM.

Como o álcool é um depressor, o início do sono costuma ser mais curto para os indivíduos, e alguns caem em um sono profundo mais rápido do que o normal. Isso geralmente cria um desequilíbrio no ciclo do sono entre o sono de ondas lentas e o sono REM e interrompe o estágio restaurador de que nosso corpo precisa. Isso pode nos deixar exaustos no dia seguinte, não importa quanto tempo fiquemos na cama.
De acordo com um estudo de 2018, o álcool pode afetar significativamente a qualidade do sono, independentemente da quantidade de consumo. Os pesquisadores analisaram os hábitos de sono e álcool de mais de 4.000 adultos entre 18 e 65 anos. Os resultados revelaram que o baixo consumo reduziu a qualidade do sono em 9,3%, o consumo moderado de álcool reduziu a qualidade do sono em 24% e o consumo excessivo de álcool reduziu a qualidade do sono em quase 40%.
Como pode melhorar o sono se for afetado pelo álcool?
“Se gosta de beber álcool, tente evitá-lo perto da hora de dormir. Precisa dar ao seu corpo tempo para processar o álcool que consumiu antes de tentar dormir. Demora em média 2 horas por unidade para processar o álcool, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. “
Conselhos para parar de beber excessivamente incluem:
- Alternando bebidas alcoólicas com refrigerantes ou água
- Comer antes de beber, pois é menos provável que você consuma grandes quantidades de álcool com o estômago cheio
- Evite misturar bebidas alcoólicas
- Aderir a bebidas com baixo teor de álcool
- Abordando as causas ou o que o leva a beber, ou seja, consulte o profissional adequado (conselheiro, médico ou terapeuta)
- Evitar beber com outros consumidores excessivos, que podem pressioná-lo a fazer o mesmo
- Evitar jogos que envolvam álcool
- Levando apenas uma certa quantia de dinheiro na carteira, apenas o suficiente para comprar algumas bebidas
- Evitando todo o álcool
Photo by DiamondRehab Thailand on Unsplash