Os seis finalistas do Tommy Hilfiger Fashion Frontier Challenge de 2021 foram cuidadosamente selecionados entre 430 inscrições recebidas de startups e scaleups globais. Com base na visão de sustentabilidade da Tommy Hilfiger “Waste Nothing and Welcome All”, a terceira edição do programa reforça a continuidade de ampliar e apoiar empresários negros, indígenas e pessoas de cor (BIPOC) que trabalham para promover as suas comunidades, ao mesmo tempo que promovem um futuro mais inclusivo na moda. Com a necessidade de impulsionar o impacto na indústria mais do que nunca, o terceiro ano do Tommy Hilfiger Fashion Frontier Challenge foi realizado totalmente em formato digital para superar as restrições e desafios em curso da pandemia COVID-19.
Durante o processo de várias etapas ao longo do ano, as inscrições foram completamente revistas e analisadas por especialistas internos e externos com base num conjunto de critérios, incluindo o potencial impacto social e crescimento no mercado. Os seis finalistas irão apresentar as suas ideias de negócio a um júri composto por líderes de negócios e sustentabilidade no evento virtual nos dias 12 e 13 de janeiro de 2022.
“O Tommy Hilfiger Fashion Frontier Challenge integra a nossa missão de longa data de aproveitar o poder da moda para promover a inclusão, representação e mudança”, Tommy Hilfiger. “A nossa indústria só avançará se houver ideias novas e inovadoras que desafiem a forma como pensamos, construímos e criamos. Como marca, é vital usarmos a nossa plataforma para dar voz aos empreendedores a oportunidade de criar um impacto real e duradouro.”
Os seis finalistas são:
- Clothes to Good: Uma empresa social com base na África do Sul que cria oportunidades de micro-negócios e empregos para pessoas com deficiência e para as suas famílias, especialmente as mães, através da reciclagem de têxteis.
- Haelixa: Uma tecnologia de rastreabilidade de produtos com sede na Suíça que visa acelerar a transição global para processos transparentes nas cadeias de bens de consumo.
- MAFI MAFI: Uma marca de moda sustentável com base na Etiópia que cria coleções de pronto-a-vestir, preservando tradições antigas e dando trabalho a artesãos marginalizados.
- Lalaland: Uma plataforma digital baseada na Holanda que usa inteligência artificial para gerar modelos sintéticos personalizados e inclusivos de diferentes etnias, idades e tamanhos, todos com mais de 35 variações de pose.
- SOKO: esta joalheria sediada no Quénia usa tecnologia móvel para conectar diretamente artesãos quenianos marginalizados ao mercado global através de uma plataforma móvel.
- UZURI K&Y: Esta marca de calçado ecológica de Ruanda usa pneus reciclados da África Subsariana e emprega jovens locais, dotando-os de habilidades e independência económica.
Os júris do evento final:
- Mr. Tommy Hilfiger
- Martijn Hagman, CEO, Tommy Hilfiger Global e PVH Europa
- Yara Shahidi, atriz premiada, produtora e ativista
- Esther Verburg, EVP, Negócios Sustentáveis e Inovação, Tommy Hilfiger Global e PVH Europa
- Adrian Johnson, Empreendedor, Professor Adjunto de Empreendedorismo, Tecnologia e Media no INSEAD
- Katrin Ley, diretora da Fashion for Good e fundadora do Amsterdam Global Shapers Hub
- Yvonne Bajela, membro fundador e diretora da empresa de investimento Impact X Capital
Com o apoio da Tommy Hilfiger e especialistas do INSEAD, os seis finalistas desenvolveram e aperfeiçoaram os seus planos de negócios, que apresentarão no evento final. Arooj Aftab (@its.arooj) , criadora de conteúdo, ilustradora, escritora e fundadora da #DonewithDiversity, será a anfitriã do evento onde o júri premiará 200.000€ a ser dividido entre dois vencedores escolhidos. Os vencedores também receberão aconselhamento e acompanhamento de um ano com especialistas da Tommy Hilfiger e do INSEAD, bem como uma vaga no Programa de Empreendedorismo Social do INSEAD (ISEP). Um prémio adicional de 15.000€ será concedido ao finalista que os associados de Tommy Hilfiger selecionarem como o voto ‘Audience Favorite’.
“Como intervenientes fundamentais na indústria da moda, é da nossa responsabilidade apoiar, capacitar e estimular a inclusão. O Tommy Hilfiger Fashion Frontier Challenge é uma prova do nosso compromisso em dar uma contribuição significativa e duradoura para uma indústria melhor”, afirma Martijn Hagman, CEO da Tommy Hilfiger Global e PVH Europa. “É da nossa natureza impulsionar a mudança, mesmo nos momentos mais desafiantes. Temos orgulho de continuar a ampliar as ideias de empreendedores que estão a criar o cenário da moda que queremos e precisamos ter.”
A missão da Tommy Hilfiger é tornar-se uma empresa líder em lifestyle e design sustentável que não desperdiça nada e dá as boas-vindas a todos, através da forma como cria os seus produtos, gere as suas operações e se conecta com as suas comunidades e partes interessadas.