Reutilizar, importante para a sustentabilidade. Para assinalar os 10 anos desde o lançamento da primeira coleção, os designers decidiram regressar onde tudo começou. A wetheknot estreou-se em 2011 com uma coleção de calções de banho, chamada WET, feitos com chapéus de chuva abandonados na rua que, de outra forma, iriam para o lixo. Para a realização de cada coleção foi necessário recolher, aproximadamente, 30 a 40 chapéus de chuva por inverno.
Esta coleção foi lançada numa altura em que o upcycling era ainda novidade e cuja reputação não estava no seu auge. Este conceito estava ainda muito associado ao lixo e não era tido como um reaproveitamento ou algo que poderia ser reutilizado — o que hoje em dia já foi normalizado e adaptado por muitas pessoas e marcas. O reaproveitamento de chapéus de chuva abandonados previne que estes tenham como destino lixeiras ou a incineração, ou até que sejam simplesmente atirados para a natureza. Porquê produzir algo do zero quando podemos reutilizar o que já existe?
Apresentam coleções WET até 2015, sendo este o último ano em que fizeram calções de banho. Em 2020 descobriram uma nova marca portuguesa, a r-coat, que adota o mesmo conceito pelo qual iniciaram esta jornada. Neste contexto, e alinhado com os 10 anos da comemoração da coleção WET, a r-coat forneceu os tecidos com os quais foi feita a produção desta nova coleção. Foi esta a forma de recordar aquilo que marcou o começo da história da wetheknot.
Para celebrar estes 10 anos da primeira coleção WET, apresentam 10 novos pares de calções de banho únicos. Esta coleção especial mantém o conceito original da WET: calções de banho feitos com chapéus de chuva abandonados na rua.
O modelo das peças foi atualizado tendo novas particularidades: os calções são reversíveis, sendo num dos lados sempre pretos e com bolsos laterais de um lado, e coloridos e com um bolso traseiro do outro. Com um corte contemporâneo, estes calções unissexo são uma peça essencial para os dias de verão.
A wetheknot é uma marca portuguesa independente de roupa e acessórios.
Criada em 2010 pelos designers Sérgio Gameiro e Filipe Cardigos, a marca dedica-se à criação de peças minimalistas para o dia-a-dia que dão resposta às necessidades da vida contemporânea, usando matérias-primas sustentáveis e de qualidade.


