Depois da realização da 5.ª edição do Festival Mental em maio em Lisboa, o evento arranca hoje para a sua fase itinerante e acontece pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira. A programação estende-se até 20 de junho de 2021 no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Nesta 5.ª edição que passa agora pela Madeira, os temas para as M-Talks continuam mais relevantes que nunca e a par da atualidade sobre saúde mental: a Ecoansiedade, a Depressãoe a Somatização. Sobre as sessões M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, acontecem também no Teatro Municipal Baltazar Dias de 18 a 20 de junho, em três sessões que dividem entre si todos os filmes selecionados.
Porque a música é também parte fulcral da manutenção de Saúde Mental, esta ocupa um lugar de destaque neste Festival Mental assim como nas edições anteriores. Assim sendo, e para finalizar as atividades anunciadas na programação do Festival Mental na Madeira, acontece no último dia o My Story My Song, uma atuação do músico AndréViamonte com músicos madeirenses do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira.
Biografia André Viamonte:
AndréViamonte nasceu em Zurique, no ano de 1983. Filho de pais emigrantes cresceu e viveu em Singen, na cidade do Sul da Alemanha. Durante sua infância, André Viamonte encontrou inspiração nas diferentes culturas musicais que crescia a ouvir. Desde o folclore português, passando pelo fado, ópera, jazz, bossa nova até às vozes búlgaras. O legado cultural da sua infância permitiu-lhe aceder a uma biblioteca de sons diferentes e díspares.
Aos 5 anos ingressava nas aulas de canto e de representação em Zurique onde descobriu o gosto pela música e pelo canto. O uso da voz como instrumento principal levou-o a compor os primeiros temas aos 10 anos. A música e o ato de “cantar” eram um refúgio e/ou um ritual pessoal. Só aos 22 anos (já em Portugal) reconheceu a sua posição na música.
Em 2013, já em Lisboa forma-se em Musicoterapia acabando por agregar toda a sua área pessoal da música (composição, canto) com a parte terapêutica. Os processos terapêuticos em que se envolveu tornaram-se uma plataforma de inspiração tanto para si quanto artista como para o seu álbum de estreia: VIA.
Recentemente apresentou o seu novo álbum sob o título “MONTE”, o álbum conta com as melhores opiniões de: RodrigoLeão, EuniceMuñoz ,TeresaSalgueiro, LaurentFilipe, AnaZanatti, AlexWharton (Abbey Road Studios).
Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias, como também através da Ticketline:
Para o concerto My Story My Song: https://ticketline.sapo.pt/evento/my-story-my-song-andre-viamonte-55121
