Festival Mental começa hoje pela primeira vez no Funchal

Festival Mental começa hoje pela primeira vez no Funchal

Depois da realização da 5.ª edição do Festival Mental em maio em Lisboa, o evento arranca hoje para a sua fase itinerante e acontece pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira. A programação estende-se até 20 de junho de 2021 no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Nesta 5.ª edição que passa agora pela Madeira, os temas para as M-Talks continuam mais relevantes que nunca e a par da atualidade sobre saúde mental: a Ecoansiedade, a Depressãoe a Somatização. Sobre as sessões M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, acontecem também no Teatro Municipal Baltazar Dias de 18 a 20 de junho, em três sessões que dividem entre si todos os filmes selecionados.

Porque a música é também parte fulcral da manutenção de Saúde Mental, esta ocupa um lugar de destaque neste Festival Mental assim como nas edições anteriores. Assim sendo, e para finalizar as atividades anunciadas na programação do Festival Mental na Madeira, acontece no último dia o My Story My Song, uma atuação do músico AndréViamonte com músicos madeirenses do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira.

Biografia André Viamonte:

AndréViamonte nasceu em Zurique, no ano de 1983. Filho de pais emigrantes cresceu e viveu em Singen, na cidade do Sul da Alemanha. Durante sua infância, André Viamonte encontrou inspiração nas diferentes culturas musicais que crescia a ouvir. Desde o folclore português, passando pelo fado, ópera, jazz, bossa nova até às vozes búlgaras. O legado cultural da sua infância permitiu-lhe aceder a uma biblioteca de sons diferentes e díspares.

Aos 5 anos ingressava nas aulas de canto e de representação em Zurique onde descobriu o gosto pela música e pelo canto. O uso da voz como instrumento principal levou-o a compor os primeiros temas aos 10 anos. A música e o ato de “cantar” eram um refúgio e/ou um ritual pessoal. Só aos 22 anos (já em Portugal) reconheceu a sua posição na música.

Em 2013, já em Lisboa forma-se em Musicoterapia acabando por agregar toda a sua área pessoal da música (composição, canto) com a parte terapêutica. Os processos terapêuticos em que se envolveu tornaram-se uma plataforma de inspiração tanto para si quanto artista como para o seu álbum de estreia: VIA.

Recentemente apresentou o seu novo álbum sob o título “MONTE”, o álbum conta com as melhores opiniões de: RodrigoLeãoEuniceMuñoz ,TeresaSalgueiroLaurentFilipeAnaZanattiAlexWharton (Abbey Road Studios).

Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias, como também através da Ticketline:
Para o concerto My Story My Song: https://ticketline.sapo.pt/evento/my-story-my-song-andre-viamonte-55121

Festival Mental começa hoje pela primeira vez no Funchal

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Festival Mental começa hoje pela primeira vez no Funchal

bookmark_border

mais em Lifestyle

VITRA apresenta o "Club Office" e o escritório pós-pandemia

a redireccionar em 10 segundos