1921 – 2021, uma história inesquecível

1921 – 2021, uma história inesquecível

1921 – 2021, uma história inesquecível. Para celebrar o centenário do relógio American 1921, a Vacheron Constantin mergulhou nos seus arquivos e recorreu à sua experiência relojoeira para criar uma reprodução fiel do emblemático relógio da época. Para os admiradores da arte e design nascidas nos anos vinte do século passado, como nós, vislumbrar estas peças e o esforço da Maison, é motivo de alegria. Esforço em não fazer esquecer a narrativa que faz da Maison, uma marca de verdadeiro Luxo. Participar na press conference via zoom foi um colírio para os olhos, pois vimos todos os elementos que passamos a descrever.

A criação do relógio American 1921 Pièce unique, fruto de uma impressionante epopeia técnica e humana que ultrapassa os limites da excelência artesanal, mobilizou durante um ano inteiro os conhecimentos únicos do atelier de Restauro da Maison e do departamento de Património. Numa abordagem inovadora da indústria relojoeira, esta peça reflete o compromisso da Vacheron Constantin com a conservação, a partilha e o enriquecimento contínuo do seu património e dos seus conhecimentos tradicionais.

1921 - 2021, uma história inesquecível

Apenas 24 peças da referência datada de 1921 foram produzidas na época e  somente uma delas integra atualmente a coleção privada da Vacheron Constantin,  sendo considerado um relógio extremamente raro e ambicionado pelos colecionadores e conhecedores de relógios. Alguns relógios contam histórias, convidando-nos a viajar no tempo, a recuar até às origens e a mergulhar em épocas longínquas. Um bom exemplo, é o relógio American 1921 Pièce unique, apresentado este ano, a recriação fiel do seu predecessor de 1921, que nos faz viajar através da criatividade dos loucos anos vinte, reavivando  a beleza da mestria artesanal tal como era exercida há um século atrás. Mais do que um relógio de aniversário, é o fruto de uma odisseia fascinante ao centr do saber artesanal cultivado pela Vacheron Constantin há mais de 265 anos. 

Quando surgiu a ideia de recriar fielmente um modelo americano de 1921 da coleção privada da Vacheron Constantin, o projeto antevia-se tão emocionante quanto ambicioso.

O departamento de Património da Vacheron Constantin, uma ponte entre o passado e o futuro da Maison, ocupa um lugar próprio. Abrangendo uma excecional linha temporal que remonta a 1755 e encarregue duma coleção única, podemos afirmar que é mais do que um museu estático e antigo. A investigação e a experiência das equipas que ali trabalham diariamente são uma fonte inesgotável de inspiração para a criação de novas coleções e uma referência magistral para o atelier de Restauro. O departamento conserva 800 máquinas-ferramentas, bancadas de trabalho e conjuntos de ferramentas de relojoaria, bem como uma impressionante coleção de arquivos documentais e iconográficos. Nada menos que 420 metros lineares ocupados por uma infinidade de registos de produção e contabilísticos, incluindo vendas no estrangeiro, correspondência entre parceiros, fornecedores e clientes, vários documentos e fotografias.

Máquinas e ferramentas antigas

Para reproduzir as operações artesanais de outrora, os artesãos tiveram de trabalhar com algumas ferramentas históricas do Património da Vacheron Constantin. Um torno de desbastar do final do século XIX permitiu recriar fielmente os elementos que compõem a caixa; uma ferramenta para arredondar (rematar) da segunda metade do século XIX foi utilizada para modificar o perfil dos dentes das rodas e para ajustar o seu diâmetro. Os relojoeiros utilizaram um acessório de perfuração vertical do século XVIII para perfurar a placa do movimento. Para introduzir as joias nos respetivos engastes, recorreram a uma ferramenta de cravação do início do século XX. 

Dado que conserva fielmente todas as particularidades do American 1921 original, este relógio único, recriado de uma forma idêntica, reflete a visão de um historiador.

Reproduz subtilmente o contexto social e cultural dos anos 20, a efervescência e os ventos de liberdade que sopravam nos Estados Unidos da América e na Europa no alvorecer dos loucos anos 20. O seu design distintivo ilustra a criatividade estilística da Vacheron Constantin, que se deleitou em expressar o seu estilo “classic with a twist” através de múltiplas formas da caixa.

Relata também a história dos primeiros tempos em que o relógio de pulso começou a generalizar-se. 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

1921 – 2021, uma história inesquecível

bookmark_border

mais em Lifestyle

As comemorações da Jeep continuam

a redireccionar em 10 segundos