“The Shape of Time”

“The Shape of Time”

Um novo documentário da Mazda, sob o título de “The Shape of Time”, está agora disponível para visualização na plataforma europeia do YouTube. Comissionado pela Mazda Itália e produzido pela Lungta Film, o vídeo de 13 minutos conta a história do futurista MX-81, o primeiro concept-car da Mazda, 40 anos após a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio, de 1981.

Pequeno coupé em forma de cunha desenhado por Marc Dechamps para o carroçador turinense Bertone, o MX-81 foi o primeiro Mazda a ostentar o badge “MX” – referência a “Mazda eXperimental” – um acrónimo destinado aos seus veículos mais desafiantes, criadores de novos valores, sem vínculos a convenções, qualquer que fosse o tipo de veículo. “The Shape of Time”.

A maioria dos protótipos usados em acções de promoção são destruídos uma vez terminados os eventos onde são exibidos mas, em 2019, Nobuhiro Yamamoto, responsável pelo motor rotativo e Gestor do Programa MX-5 ao longo de mais de 40 anos, descobriu o MX-81 guardado num armazém, na sede da Mazda, em Hiroshima. O concept-car foi, então, enviado para a Mazda Itália, para uma acção de restauração, processo que foi entregue à SuperStile, em Turim, sob a coordenação de Flávio Gallizio. A sua conclusão foi celebrada com uma reconstituição da famosa sessão fotográfica desse mesmo MX-81, frente à Catedral de Milão, tal como há cerca de 40 anos.

“The Shape of Time”

“The Shape of Time”. A restauração viu-se acompanhada pelo desenvolvimento de um novo documentário, que examina tudo o que está por detrás do MX-81 e o papel que desempenhou na crescente relação entre o talento do design italiano e a engenharia artesanal japonesa, colaboração que se iniciou, quase por um acaso, cerca de 20 anos antes do nascimento desse primeiro concept da Mazda!

Em 1960, Hideyuki Miyakawa, então um jovem escritor do mundo automóvel, viajou para Itália e ali conheceu Giorgetto Giugiaro, à altura já Responsável de Design na Bertone, por ocasião do Salão Automóvel de Turim. Conheceria, também nessa mesma altura, Marisa Bassano, uma intérprete de japonês/italiano que nutria uma paixão pelos automóveis, com quem viria a casar-se. Em 1961, por ocasião de uma viagem de formação a Hiroshima, Hideyuki conheceria Tsuneji Matsuda, então Presidente da Mazda, tendo os dois discutido a importância do design na indústria automóvel japonesa.

Uma vez de regresso a Turim, Hideyuki e Marisa começaram a trabalhar como intermediários entre os lendários estúdios de design italianos Bertone, Ghia e Pinifarina e os fabricantes japoneses de automóveis. A colaboração entre a Mazda e a Bertone levou ao surgimento do Mazda Familia e do Mazda Luce, ambos desenhados por Giugiaro na década de 1960, tendo depois continuado mesmo após o designer italiano ter-se transferido para a Ghia, levando à criação do concept MX-81, em 1981.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

“The Shape of Time”

bookmark_border

mais em Lifestyle

Reuniões online menos aborrecidas

a redireccionar em 10 segundos