Após uma grande campanha para restaurar e reconstruir o Hôtel de la Marine que começou em 2017, o Centre des monuments nationaux dará ao público amplo acesso às áreas patrimoniais do edifício, quando o contexto atual de saúde assim o permitir.
O pátio principal, o pátio do Intendente com seu telhado de vidro transparente projetado pelo arquiteto Hugh Dutton, e a loja de souvenirs e livrarias estarão abertos durante todo o ano na Rue Royale ou Place de la Concorde, permitindo um novo tráfego de pedestres neste bairro de Paris. O Hôtel de la Marine será, portanto, muito mais aberto ao ambiente urbano.
Situado na Place de la Concorde, entre a Champs-Élysées e as Tuileries, o Hôtel de la Marine é um magnífico complexo arquitetônico construído no século XVIII por Ange-Jacques Gabriel, arquiteto-chefe do rei Luís XV. Até 1789, abrigou a Garde-Meuble de la Couronne, entidade que administraria o mobiliário real, antes de se tornar o quartel-general da marinha francesa, que permaneceu por mais de 200 anos até 2015.
Em 2021, um novo capítulo começa em duas fases para este emblemático local da capital francesa. Será um local de descoberta, de visita, de boa gastronomia e arte, acessível a todos através de dispositivos explicativos inovadores. Na primavera de 2021, quando o atual contexto de saúde o permitir, os apartamentos desenvolvidos pelo Intendant du Garde-Meuble no século XVIII e as majestosas salas de recepção do século XIX estarão abertos à visita.
A área de boas-vindas será no pátio do Intendente, de onde os visitantes poderão seguir os vários circuitos propostos. Ao longo da descoberta do monumento, os visitantes serão acompanhados pelo Confidant, um sistema inovador e envolvente por meio do qual um fone de ouvido conectado interage com dispositivos explicativos nas diferentes salas. Assim, os visitantes são convidados a embarcar em uma viagem completa através do tempo e dos sentidos em um grande palácio da Idade do Iluminismo com decoração suntuosa dos séculos XVIII e XIX e exibindo móveis e objetos preciosos.
Uma loja de presentes e livraria para todas as idades sobre a história do monumento também estará aberta a todos, gratuitamente para entrada. E a visita será acessível também a pessoas com mobilidade reduzida, sendo os dispositivos explicativos especialmente adaptados para elas.
Em junho de 2021 e se o atual contexto de saúde o permitir, duas áreas de alimentação completam a visita ao património no âmbito de um contrato de franquia com o Grupo Moma, oferecendo um espaço verdadeiramente vivo. No lado norte do pátio principal, haverá um restaurante com um menu elaborado pelo renomado chef Jean-François Piège e um projeto da agência Dorothée Delaye. O Café Lapérouse – decorado por Cordelia de Castellane – pode ser alcançado o dia todo sob os arcos da Place de la Concorde e do pátio principal. Oferecerá um menu de doces e salgados, uma adega e um balcão de chocolates e gelados.
Na segunda fase, no outono de 2021, os antigos depósitos de tapeçaria da Garde-Meuble de la Couronne abrigarão a coleção Al Thani, que será apresentada ao público a longo prazo pela primeira vez. Uma das coleções de arte particulares mais prestigiadas do mundo, inclui uma variedade excepcional de obras de arte que abrangem o mundo antigo até os dias atuais.
Com este monumento, que oferece uma vista incomparável da Place de la Concorde de sua loggia, o Centre des monuments nationaux está ajudando a enriquecer e renovar a oferta turística da cidade de Paris.