Depois de em janeiro passado ter sido distinguida com o Shaping Surfaces Monthly Award, a concept store Banema Studio Lisboa, com projeto de arquitectura de interiores do atelier Campos Costa Arquitetos, é a principal vencedora da primeira edição dos Shaping Surfaces Annual Awards by Cleaf.
Da autoria do atelier Campos Costa Arquitectura, o projeto de interiores da Banema Studio Lisboa, que em janeiro de 2021 foi distinguido com o Shaping Surfaces Monthly Award, viu agora renovada a distinção ao se ter destacado comoprincipalvencedor da primeira edição anual do Shaping Surfaces Annual Award by Cleaf.
O júri, composto por um grupo de profissionais multidisciplinares do setor do design — Marco Sammicheli, Annalisa Rosso, Byung Soo Zocchi, Beppe Brancato, Roberto Caspani — destacou como principais elementos para a atribuição deste prémio à concept store lisboeta, o conceito e a inovação subjacente ao projeto de interiores, e a integração e aplicação de excelência das referências Cleaf, neste caso concreto o Yosemite UB44 Catinaccio.
Para Joaquim Neves, CEO da Banema, a atribuição deste prémio representa “um claro reconhecimento do esforço e rigor colocados na materialização da concept store Banema Studio. Este resultado só foi possível graças ao trabalho levado a cabo pelo arquiteto Pedro Campos Costa e ao conjunto de marcas que elegemos, nomeadamente a Cleaf e a Hi-Macs®, representadas em exclusivo no mercado português pela Banema. Este prémio é fruto do esforço permanente da Banema em disponibilizar aos seus clientes, arquitetos e designers de interiores, produtos diferenciadores e inovadores. Pretendemos continuar a ser uma das empresas de referência na área de produtos de base madeira e superfícies decorativas no mercado nacional e assim contribuir para o sucesso dos nossos parceiros na concretização dos seus projetos.”

Promovida pela Cleaf Surfaces, a Shaping Surfaces é uma iniciativa que convida arquiteto(a)s e designers de interiores a submeter projetos de arquitetura e design de interiores que privilegiem a utilização de superfícies produzidas pela marca italiana, habilitando-se a receber o Shaping Surfaces Monthly Award. Anualmente, em abril — este ano o vendedor foi conhecido no dia 22 —, um painel de jurados composto por um grupo de profissionais na área do design reunir-se-á para atribuir o Shaping Surfaces Annual Award, que distingue um projeto entre os vencedores mensais.
O(a) arquiteto(a) ou designer responsável pelo projeto vencedor terá, entre outras vantagens, a oportunidade de, em parceria com a Cleaf, desenvolver uma instalação ou projeto de investigação no valor de €10 000.
Segundo Roberto Caspani, diretor-geral da Cleaf e membro do júri, o principal objetivo desta competição é “impulsionar a criatividade de arquiteto(a)s e designers de interiores através do uso das nossas superfícies, e promover o debate à volta dos espaços interiores”.