A Arte ao serviço do Tempo. O artista hispano-argentino Felipe Pantone atingiu o estrelato ao tornar-se um dos mais brilhantes talentos no mundo da arte contemporânea. Instantaneamente reconhecível, polarizante e nunca deixando os observadores indiferentes, a obra de Felipe Pantone é cobiçada pelos amantes de arte e pelos apaixonados pelo design radical. Zenith e Felipe Pantone iniciaram a sua colaboração em 2020, quando a Manufatura ofereceu a fachada do seu edifício principal como uma tela para o artista contemporâneo. Agora, Felipe Pantone reinterpreta o mais avançado cronógrafo da Zenith até aos dias de hoje, criando um objeto que é ao mesmo tempo um excecional feito da mestria relojoeira e uma peça de arte cinética que se pode usar.

O resultado desta inesperada mas coerente colaboração é o DEFY 21 Felipe Pantone, uma impressionante criação colorida que é tudo sobre jogar com frequências – visual e mecanicamente. Com o seu movimento El Primero 21 de 1/100 de segundo a bater a uma frequência extremamente alta de 360 000 vibrações por hora para uma precisão inigualável, o DEFY 21 é a escolha lógica para um canvas onde Felipe Pantone pudesse expressar o seu “conceito de espectro visível”, onde todas as frequências detetáveis de luz e as suas cores refratadas entram em jogo com o cronógrafo de alta-frequência. Limitada a 100 peças, o DEFY 21 é uma nova forma de colaboração para a Zenith e o mundo da relojoaria.

Após a sua fundação em 1865, a Zenith tornou-se a primeira manufatura relojoeira na aceção moderna do termo e os seus relógios têm acompanhado figuras extraordinárias que sonharam mais alto e conseguiram alcançar o impossível, desde o voo histórico de Louis Blériot sobre o Canal da Mancha até ao salto em queda livre estratosférico e recordista de Felix Baumgartner. Desde o primeiro cronógrafo automático, o El Primero, ao cronógrafo mais rápido com uma precisão de 1/100 de segundo, o El Primero 21, bem como o Inventor, que reinventa o órgão regulador, substituindo os mais de 30 componentes por um único elemento monolítico, a manufatura está constantemente a desafiar os limites do que é possível.