Será o teletrabalho mais dispendioso para as empresas? A pergunta surge no contexto de termos recebido um estudo recente (1) realizado pela Kaspersky que determinou em que aspetos os trabalhadores gostariam de receber mais apoio por parte dos seus empregadores.
Assistência para fazer face aos custos adicionais gerados pelo teletrabalho, bem como mais flexibilidade e um maior apoio tecnológico foram os aspetos mais destacados pelos inquiridos.
A pandemia da COVID-19 afetou muitas empresas, mas as pequenas sofreram mais do que outras. De acordo com pesquisas recentes, em alguns países, até 90% das pequenas empresas sofreram impactos negativos da pandemia, tais como quedas na produção, vendas e receitas, e até mesmo encerramentos. Em empresas com 12 ou menos de pessoas, a forma como os colaboradores ultrapassam estes desafios pode ter um grande impacto na situação de toda a empresa. Perante este cenário, é importante que os líderes monitorizem a forma como os empregados se sentem e supervisionem as consequências que este contexto pode ter nos seus negócios.
O último estudo da Kaspersky revelou que a maior lacuna nas expectativas de apoio é identificada na assistência social e em benefícios adicionais, como a cobertura de faturas de Internet ou telefone. 41% dos empregados de pequenas empresas gostariam de ter mais apoio nestes aspetos, em comparação com 47% dos que trabalham em empresas de média dimensão. O mesmo padrão é verificado no apoio tecnológico necessário, como o fornecimento de equipamento e ferramentas informáticas adequadas (35% em comparação com 41%). Isto pode dever-se ao facto de ser mais comum as pessoas em pequenas organizações arranjarem o seu próprio ambiente de trabalho, utilizarem dispositivos pessoais e tratarem sozinhas do acesso aos serviços.
O apoio emocional ou psicológico é necessário quase na mesma medida para todas as empresas: 23% em pequenas organizações e 25% em grandes organizações. O impacto da COVID-19 não só afetou o trabalho e a vida quotidiana das pessoas, como também causou ansiedade pela sua própria saúde e pela dos seus entes queridos, bem como um otimismo geral para o futuro. Assim, o apoio à saúde mental pode ser significativo.

Para facilitar as condições de trabalho à distância dos colaboradores, a Kaspersky recomenda:
- Ter uma comunicação aberta e honesta com os colaboradores, uma vez que estes procuram sugestões por parte dos seus gestores sobre como reagir a situações de crise. Organizar sessões de esclarecimento, para que possa existir uma comunicação fluída com os colaboradores sobre como a empresa continuará a trabalhar nas novas circunstâncias.
- Realizar inquéritos para compreender o estado emocional dos colaboradores, o seu fluxo de trabalho, se têm tudo o que precisam para trabalhar à distância e se têm conhecimento dos processos empresariais. Isto facilita a compreensão sobre as circunstâncias específicas em que as pessoas se encontram hoje e ajuda ainda a tomar decisões mais equilibradas.
- Ajudar os colaboradores a gerir a sobrecarga de informação e a sensação de estarem sobrecarregados neste momento incerto. Manter as equipas informadas sobre a situação atual e também sobre como se manterem seguras e saudáveis.
- Criar canais de comunicação online de RH e IT, para que todos possam resolver facilmente os seus problemas. Fornecer orientação a todos os funcionários sobre como permitir o trabalho remoto e utilizar determinado software. Isto pode ser feito através de webinars ou videochamadas em grupo.
- Educar os colaboradores sobre como utilizar práticas básicas de segurança quando trabalham à distância, tais como evitar tornar-se vítima de phishing via correio eletrónico ou web, ou como gerir contas e palavras-passe. A Kaspersky e a Area9 Lyceum criaram um curso gratuito para ajudar os colaboradores a trabalhar em segurança a partir de casa.
- Adotar uma solução de segurança baseada na cloud. Mesmo as pequenas empresas devem proteger-se de ciberameaças, independentemente de os colaboradores trabalharem em dispositivos corporativos ou pessoais. O Kaspersky Small Office Security pode ser instalado remotamente e gerido a partir da cloud, sendo que a sua implementação e gestão não requer muito tempo, recursos ou conhecimentos específicos.
O relatório completo “Securing the Future of Work” pode ser encontrado aqui.
(1) A Kaspersky encomendou à empresa independente Censuswide a realização de um inquérito a 8.076 colaboradores de pequenas e médias empresas (10 – 250 empregados) na Alemanha, Brasil, Bélgica, China, Espanha, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Rússia, África do Sul, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA em outubro de 2020. Este segmento de pequenas e médias empresas (PME) inclui empresas com 50-100 e 101-250 colaboradores.
A Kaspersky é uma multinacional de cibersegurança fundada em 1997. O profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, governos e consumidores por todo o mundo.
O portefólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 250.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante.