Esta exposição original foi projectada por Hubert de Givenchy, ele próprio um dos ícones da Alta Costura que contribuiu largamente para a história da moda e dos costumes no século XX com as suas criações que deleitaram muitos símbolos da elegância internacional, como a Duquesa de Windsor, a actriz Audrey Hepburn ou a Primeira Dama americana Jackie Kennedy.
Hubert de Givenchy, um amigo pessoal da Duquesa de Cadaval, imaginou esta exposição exclusivamente para uma das mais apreciadas igrejas privadas de Portugal – – a Igreja de S.João Evangelista no Palácio Cadaval – que está decorada , na maioria das suas paredes, com magníficos painéis de azulejos azuis e brancos, datados 1711. Também, o espetacular altar dourado, em estilo maneirista, foi uma inspiração para este projecto de Hubert de Givenchy.
Os Vestidos de Noiva Inesquecíveis e respectivos acessórios, a ser apresentados em Évora, uma cidade classificada Património da Humanidade, serão vestidos em manequins de Alta Costura e colocados em pódios e numa atmosfera criada especialmente para a ocasião. Num ambiente singular dum inesquecível dia de casamento na igreja do palácio duma família nobre.
A exposição decorre de 7 de Junho a 7 de Setembro, um tempo do ano em que Évora é visitada por muitos turistas de todas as partes do mundo – China e Japão, França e Espanha, Inglaterra e Bélgica, só para mencionar as nacionalidades mais representativas, mas também do Brasil e milhares de portugueses de todo o país.
Valorizando a temática do casamento, que é não só um tema fascinante, mas também um universo que gera um significativo volume de negócios em todo o mundo, esta exposição, cujo anfitriã é a Duquesa de Cadaval, certamente que atrairá muita atenção, não só por ter sido criada por Hubert de Givenchy – que estará presente na inauguração! – mas também pela sua localização privilegiada e por mostrar obras de arte feitas à mão nos mais prestigiados santuários de Alta Costura e que nunca foram vistas em público.


