Em Novembro Lisboa recebeu os fotógrafos Tim Collins e Sven Signe Den Hartogh para a épica sessão de fotografia de moda e life style “The Lisbon Connection”.
Tim Collins é um conceituado fotógrafo do Reino Unido, actualmente a residir em Amsterdão (www.timcollins.nl). Especialmente fotógrafo de conceito e de ambientes, com uma paixão por jeans e por estilos revivalista combinando uma inspiração vintage com técnicas de fotografia e edição de alta tecnologia atual. O trabalho de Tim Collins é sobretudo conhecido pela sua já muito extensa série Barber Life onde vem fotografando barbearias de todo o mundo e Denin Life, explorando as antigas fábricas de jeans da Holanda. Já Sven Der Hartog é o mentor do projecto The Stranded Sailors, um site de referência de life style, sociedade e cultura com origem na Holanda (www.strandedsailors.com).
Neste projecto “The Lisbon Connection”, Lisboa e os produtos nacionais são mostrados pela lentes dos fotógrafos numa produção que ilustra 3 personagens representadas por Marco, Nuno e Francisco, primeiro numa ida ao barbeiro, depois, a uma alfaiataria clássica da cidade, seguido de um passeio pela cidade, para terminar num tom mais descontraído num bar de Lisboa. Uma história de glamour e de elegância ao estilo dandy no magnífico cenário de Lisboa.
Marco, Nuno e Francisco foram vestidos por DoHomem – Diniz & Cruz (www.dinizecruz.pt) uma das alfaiatarias mais antigas de Lisboa. Diniz e Cruz é referência máxima de bom gosto na confeção de vestuário de alta qualidade. Um nome firmado nos mercados nacional e internacional hoje, reconhecido como símbolo de exigência de qualidade, distinção e elegância. Nas Palavras do Tim Collins “Adorei estar lá! Prestei atenção a todos os detalhes. Um ambiente de enorme modernidade com profundas raízes de história. Disseram-me que costumavam vestir os poetas Eça de Queirós e Fernando Pessoa, e depois que vestiam os políticos com os tecidos que vinham da Perrys em Londres. À época a forma de vestir as pessoas nesta na loja era uma porta aberta para o mundo.”
A D’Ornellas Boots foi responsável pelo calçado desta produção. Hoje é uma marca considerada emblemática em Portugal. A originalidade das D’Ornellas Boots reside no facto de serem produzidas pela mão de artesãos altamente especializados. O resultado é um produto de elevada qualidade e beleza, que deambula entre o clássico e o moderno. Irresistível.
Esta produção contou ainda com a preciosa colaboração da Figaro’s (www.figaroslisboa.com) uma barbearia da velha escola em Lisboa, especializada em cortes cabelo clássicos, de 1920 a 1950, que prima pelo rigor nos cuidados da barba, e da Moustache Sardine, uma marca de t-shirts irreverente e numa linguagem vintage e invocando o espírito do mar e a estética dos marinheiros com as suas tatuagens ou dos motociclistas que sonham sempre com a próxima curva. A sardinha – ícone da cultura popular portuguesa e, em particular, lisboeta – surge com naturalidade, exibindo um bigode clássico que lembra tempos antigos e expressando as paixões que unem esta “família”: as viagens, o mar, o espírito livre, os corpos marcados por tatuagens ou por rugas de tanto rir.
Enquanto aguardamos pelo trabalho completo de Tim Collins e Sven Signe Den Hartogh, ficam algumas imagens da produção “The Lisbon Connection”, acompanhada pelo Gentleman’s Journal.
The Lisbon Connection – Ficha Técnica:
Fotografia:
Tim Collins
Sven Signe Den Hartogh
Modelos:
Marco Neto
Nuno Silva (Elite Lisboa)
Francisco Cipriano (Central Models)
Locais:
Figaro Barbershop
DoHomem – Diniz&Cruz – Dalmata Lisboa
The Independente Hostel & Suites
Roupa e sapatos:
DoHomem – Diniz&Cruz – Dalmata Lisboa
Moustache Sardine
Botas D’Ornellas
Media Partner:
Gentleman’s Journal
Equipa técnica:
Stylist: Patrícia Oliveira
Make-up & Hair: Miguel Molena
Make-up assistent: Daniela Homero
Video: ZOF, Creative Film Production (Miguel Marques e Ricardo Figueiredo)
Produção: Francisco Cipriano
Um agradecimento especial ao João Miranda







