Na passada quinta-feira fomos convidados para experimentar a nova carta de Inverno no Restaurante Vintage (Vintage Lisboa Hotel). Para além do acolhimento soberbo a que estamos habituados, saboreámos um menu de degustação de uma carta muito maior.
COUVERT
Pão, azeite e amuse bouche do Chef Pão
ENTRADAS
Empada de perdiz aromatizada com azeite de trufas
Tataki de atum com guacamole
PRATOS PRINCIPAIS
Lombo de bacalhau confitado com migas gatas, tomate cherry salteado com manjericão (azeitonas desidratadas e azeite)
Bochechas de porco estufado com puré de castanhas e grelos salteados
SORTIDO DE SOBREMESAS
Pudim de mel com requeijão e doce de abóbora
Tarte tatin de marmelos com gelado de baunilha
Bolo de chocolate com mousse de côco
Cheesecake de frutos vermelhos
Para acompanhar todo este repasto, os vinhos Planalto e Papa Figos.
Esta degustação foi prova de uma carta cheia de combinações refinadas para uma experiência gastronómica memorável com recurso a ingredientes da época, a grande aposta do restaurante Vintage para a nova carta Outono/Inverno.
As propostas da equipa do chef Vitor Cardoso, desde as entradas, passando pelos pratos principais de peixe, carne e vegetarianos, até às imperdíveis sobremesas, são variadas e prometem deliciar os amantes da boa gastronomia.
Para iniciar a refeição, a sugestão recai na Empada de perdiz aromatizada com azeite de trufas e no Tataki de atum com guacamole. No tempo mais chuvoso há quem prefira aquecer o estômago com uma sopa e entre a do dia e a da Pedra, poderá haver ainda quem não resista ao Creme de espargos com queijo de cabra e nozes.
Entre os pratos principais são destacados o Lombo de bacalhau confitado com migas gatas, tomate cherry salteado com manjericão, azeitonas desidratadas e azeite, as Bochechas de porco estufado com puré de castanhas e grelos salteados e, para os que preferem uma versão vegetariana, o Risotto de abóbora, alho francês e courgette ou os Gnocchis de ricotta e espinafres com molho de tomate, pimentos e pesto.
Para sobremesa, que na escolha se revela (até para os menos gulosos) um guilty pleasure, as principais opções recaem sob o Pudim de mel com requeijão e doce de abóbora, a Tarte tatin de marmelos com gelado de baunilha, o Bolo de chocolate com mousse de côco e o Cheesecake de frutos vermelhos.
O restaurante Vintage recebe para almoço entre 12h00 e as 15h00 e para jantar das 19h00 às 23h30. Os preços médios de refeição rondam os 35€.