Armas de Sedução: Leques Europeus do Século XVIII ao XX
Exposição
A “Linguagem do leque” remonta ao século XVII – terá sido descoberta em Espanha – e já teve honras de figurar na literatura. “Beije-me”, “siga-me” e outras indicações menos abonatórias como “odeio-o” foram transmitidas pela articulação do leque em consonância com o olhar. O acessório que foi símbolo de poder, luxo e sedução inaugurará a Sala dos Leques com a exposição ”Armas de Sedução – Leques europeus do século XVIII ao século XX”, na Casa-Museu Medeiros e Almeida.
Esta exposição apresenta alguns dos leques mais representativos de diferentes períodos históricos e culturais, de um acervo de 210 exemplares.
Casa-Museu Medeiros e Almeida Rua Rosa Araújo, 41
2ª a 6ª, das 13h às 17h30 Sábado, das 10h às 17h30
A partir de 28 de Novembro Entrada: 5€
FMR. A Colecção de Franco Maria Ricci
Exposição
A primeira apresentação internacional, após a grande exposição de Colorno (2004), da notável coleção constituída pelo reconhecido designer, geólogo, editor e bibliófilo italiano, nascido em Parma em 1937.
No MNAA, são expostas cerca de uma centena de obras de pintura e de escultura (do século XVI ao século XX) que nos guiam numa fascinante viagem pela arte da representação humana. Nomes como Filippo Mazzola, Jacopo Ligozzi, Philippe de Champaigne, Bernini, Canova ou Thorvaldsen, entre muitos outros, espelham o gosto heterodoxo do colecionador e ilustram, de forma singular, a História da Arte ocidental.
Museu Nacional de Arte Antiga Rua das Janelas Verdes
3ª das 14h às 18h 4ª a Sábado das 10h às 18h
Até 12 de Abril Entrada: 7€
“Dia da Livraria e do Livreiro”
O Dia da Livraria e do Livreiro, iniciativa da Fundação José Saramago e do movimento Encontro Livreiro, convida todos os leitores a uma ida às livrarias.
Ao longo do dia, haverá a possibilidade de adquirir livros a preços convidativos, bem como outras propostas e eventos.
Programa completo: http://diadalivrariaedolivreiro.wordpress.com/
Vários locais – 30 de Novembro
A 30 de Novembro, na Casa Fernando Pessoa, assinalam-se três datas significativas: os 80 anos da edição de Mensagem (a 1 de Dezembro de 1934), 79 anos da morte de Fernando Pessoa e 21 anos da abertura da própria Casa Fernando Pessoa.
A tarde comemorativa inclui uma visita guiada à CFP, com mostra bibliográfica, o lançamento da edição de Mensagem em braille (numa parceria com a ACAPO) e, finamente, a oitava sessão de “Oito olhares sobre Mensagem” do grupo A Tenda.
Casa Fernando Pessoa
Rua Coelho da Rocha, 16-18
30 de Novembro, a partir das 15h – Entrada livre
