A Samsung apresentou o seu mais recente tablet e o Gentleman’s Journal foi espreitar as novidades.
O exterior
Com apenas 6,6 mm de espessura e disponível em duas versões, uma de 8.4 polegadas e outra de 10.5, não é o design do hardware que mais sobressai à vista mas sim um extraordinário ecrã Super AMOLED que a Samsung diz ser “o melhor ecrã de sempre num tablet Samsung” e nós não duvidamos.
Este tablet foi desenhado para aqueles consumidores que dão uso ao seu tablet para ver filmes e vídeos. Com um contraste admirável, conseguido através da tecnologia AMOLED, em que cada pixel se ilumina individualmente, este ecrã alcança uma maior cobertura de cor que se traduz em cores mais reais do que nunca.
Para valorizar o seu ecrã está presente a funcionalidade Adaptive Display que segundo a Samsung permitirá usufruir de uma melhor experiência de visualização de acordo com a iluminação ambiente. São disponibilizados alguns modos de imagem pré-definidos e que se adequam melhor a diferentes actividades como é ver cinema e fotografias, mas certamente esta será uma funcionalidade secundária e que a maioria optará por deixar no modo automático.
Com a tecnologia do ecrã a ser mais económica energeticamente a Samsung defende 11h de consumo de vídeo sem ter de ligar o tablet à tomada.
Apesar do seu perfil muito fino o design global deste tablet traduz-se numa ampliação do que a Samsung apresentou no seu último smarphone o Galaxy S5.
Apesar de ser consistente, a sua carcaça de plástico deixa-o longe de permitir a sensação de luxo ao utilizador que o segura e está na linha de design do que a marca tem vindo a fazer nos últimos anos não havendo um grande salto qualitativo neste campo.
O interior
A Samsung já habituou os seu utilizadores a modificações consideráveis da versão pura do Android adicionando-lhe inúmeras funcionalidades que ficam por provar serem verdadeiramente úteis e que comprometem a facilidade de uso característica destes aparelhos.
Com o Galaxy Tab S não é diferente e as alterações são mais que muitas. Incluí um sistema multitarefa em que podemos interagir com duas aplicações lado a lado, um modo especial para crianças e um sistema de multi-utilizador que pretende facilitar a partilha do tablet por várias pessoas.
Estão ainda incluídas aplicações e serviços que demonstram o forte interesse da marca em conquistar espaço das publicações digitais.
Os acessórios
Para completar a oferta a Samsung disponibiliza inúmeros acessórios desde a Capa de protecção, chamada Book Cover ao teclado Bluetooth e a uma gama de auscultadores.
As capas Book Cover, disponíveis em diversas cores, fixam-se ao tablet através de um mecanismo, desenvolvido pela Samsung, a que chamaram de Simple Clicker. Este mecanismo consiste, basicamente, na existência de dois pequenos discos na capa que entram nos orifícios presentes na parte traseira do tablet.
Galeria
Artigo de Opinião por João Pedro Gonçalves