IWC sempre a seguir a evolução

IWC sempre a seguir a evolução

Com o Aquatimer Cronógrafo Edição “Expedition Charles Darwin”, a IWC Schaffhausen prossegue com o desenvolvimento de inovadores e modernos relógios para mergulhadores. Assim, a empresa emprega, pela primeira vez, o bronze numa caixa de relógio: esta liga de metais faz parte dos materiais típicos da construção naval daquele tempo. O relógio desportivo é uma homenagem ao importante cientista e naturalista Charles Darwin, que obteve, nas Ilhas Galápagos, conhecimentos fundamentais sobre a diversidade das espécies.

Em Outubro de 1835, após uma viagem de circum-navegação que demorou quatro anos, o navio britânico de medições “HMS Beagle” ancora nas Ilhas Galápagos, a 1.000 km de distância do continente sul-americano. A bordo, o jovem viajante e explorador Charles Darwin anota no seu diário de viagem “um bando de tentilhões extremamente estra­nhos”: “O facto extraordinário é a gradação perfeita no tamanho do bico nas diferentes espécies […] É bem pos­sível imaginar que, em consequência de uma escassez de aves neste arquipélago, tenha chegado aqui uma espécie que se foi alterando de acordo com as diferentes finalida­des.”

O cientista volta depois a sua atenção para outras espécies animais. Charles Darwin não sabe, nessa altura, que esta observação e outras posteriores o ajudariam a chegar mais tarde a um conhecimento que iria abalar os fundamentos das ciências naturais aceites até aí: o mundo não é inalterável! Pelo contrário, este está sujeito a um contínuo processo de adaptação. A sua teoria da evolução da capacidade de alteração das espécies e da proveniência comum de todos os seres vivos encontra aqui, nas Ilhas Galápagos, a sua origem. Em 2014, a IWC Schaffhausen dedica à histórica expedição às Galápagos um relógio para mergulhadores especial – o Aquatimer Cronógrafo Edição “Expedition Charles Darwin” (ref. IW379503).

A edição especial Charles Darwin não é somente algo de especial para a colecção Aquatimer de 2014, é também uma estreia para a fábrica de Schaffhausen. Pela primeira vez, a IWC usa o bronze nas suas caixas de relógio. A utilização deste material de grande tradição – fabricado e usado pelo homem há cinco mil anos – é inspirado no fa­moso navio da expedição de Charles Darwin, “HMS Beagle”.Naquele tempo, em que ainda não existia o aço inoxidável, o bronze, material muito resistente à corrosão, era um material frequentemente usado na construção naval, entre outras coisas, para o fabrico das vigias, sinos, ferragens e instrumentos náuticos.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

IWC sempre a seguir a evolução

bookmark_border

mais em Lifestyle

Malas para umas férias resistentes

a redireccionar em 10 segundos