Agenda Cultural 26.06.2014

Agenda Cultural 26.06.2014

1. Companhia Nacional de Bailado: “Giselle”

Giselle Photo by Ricardo Brito

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta a 27 de Junho a peça ‘Giselle’, bailado em 2 actos com coreografia de Georges Garcia e música de Adolphe Adam. A interpretação musical ao vivo será da Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direcção do maestro Pedro Carneiro.

Recorde-se que a peça Giselle foi dançada pela primeira vez em Portugal em Novembro de 1843 no Teatro Nacional de S. Carlos. Apesar de ter sido do agrado do público, a estreia foi marcada e aproveitada por alguns artistas para protestar contra os recentes despedimentos.

“A história do bailado Giselle responde na perfeição ao gosto da época pelo fantástico, pelo irreal e pelas emoções fortes, que caracterizam a sociedade pós-revolucionária. A oposição entre o universo realista, terrestre, e um mundo onírico, povoado de espíritos femininos, estruturam todo o bailado. Aqui só as mulheres sofrem a metamorfose em seres alados e misteriosos, portadores de um magnetismo inquietante.”

De 27 de Junho a 6 de Julho Teatro Camões

2. Exposição “CCB Cidade Aberta”CCB Cidade Aberta

Como poderia ter sido o CCB? A versão que conhecemos do edifício resulta do projecto conjunto dos arquitectos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado, no entanto existiram outras propostas. Esta exposição apresenta as maquetas das cinco propostas finalistas da segunda fase do Concurso Público para o CCB. Às maquetas, junta-se um conjunto de fotografias recentes de Daniel Malhão que documentam o desenho do polémico edifício.

Centro de reuniões 2ª a 6ª: 08h – 20h Sáb, Dom e feriados: 10h – 18h Entrada livre

3. Festival ao Largo

Teatro Nacional São Carlos

Na sua 6ª edição, o Festival ao Largo homenageia, de 27 de Junho a 27 de Julho no Largo São Carlos em Lisboa, o Coro do Teatro Nacional Nacional São Carlos (TNSC), que comemora 70 anos, e Elisabete Matos, a cantora lírica portuguesa que conta 25 anos de carreira.

Estão previstos 12 espectáculos gratuitos diferentes em 18 noites durante um mês. A noite de abertura, a 27 de Junho, conta com o Coro do TNSC com a participação da mezzo soprano  Fiorenza Cossotto. A 1 de Julho, o TNSC abre o Salão Nobre à Orquestra Metropolitana de Lisboa, no único concerto que não será ao ar livre. No dia 14 de Julho celebra-se França com o espectáculo “French Swing Café”. Dois dias depois, assinala-se a presença da Orquestra Chinesa de Macau, que vai mostrar ao público instrumentos tradicionais chineses e coreografias chinesas a não perder.

Como já se tem verificado nas edições anteriores, o encerramento pertence à CNB que apresenta nas noites de 25, 26 e 27 de Julho a peça “Orfeu e Eurídice”.

Programação completa em http://www.festivalaolargo.com/

 Largo do TNSC  Entrada Gratuita

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Agenda Cultural 26.06.2014

bookmark_border

mais em Culture

São Rafael Atlantic acolheu Gentleman's Journal

a redireccionar em 10 segundos