Num vídeo exibido na galeria de design JF Chen em Los Angeles, Stefano Pilati apresenta a sua primeira campanha publicitária para a marca. A revelação é mais um passo importante na evolução da Ermenegildo Zegna após a apresentação, em Milão, em Junho passado, da primeira colecção de Pilati.
O conceito da campanha é “the new éminences grises”, actualizando éminences grises, uma expressão primeiramente usada no século XVII por François Leclerc du Tremblay, o homem altamente influente que era o braço direito do Cardeal Richelieu, o clérigo mais importante da sua época, nobre e estadista. Sendo parda devido à cor do seu hábito, eminência parda ao contrário da verdadeira eminência vermelha. Hoje, éminences grises significa figuras-chave que ocupam posições estratégicas em cargos públicos ou empresas privadas, homens altamente bem-sucedidos de intelecto e cultura que não aparecem, necessariamente, como porta-vozes oficiais, operando e exercendo o seu poder e influência nos bastidores. Personalidades poderosas mundiais que conquistam o sucesso através das suas capacidades, conhecimento e cultura e cujo estilo se reflecte no luxo e elegância da alfaiataria da colecção Ermenegildo Zegna Couture.
Em vez de um modelo, o actor norte-irlandês Jamie Dornan foi o escolhido para personalizar os valores da marca e representar o homem Ermenegildo Zegna Couture. Dornan não aparece sozinho, sendo acompanhado pelo modelo Paolo Anchisi que desempenha o papel secundário. O conceito, uma narrativa entre dois personagens, numa união entre tradição e inovação, estilo e substância, é capturado numa sequência de retratos e de fotografias de detalhes das peças. No imaginário colectivo a Zegna sugere, significa e simboliza o power-suit e a alfaiataria precisa; a narrativa serve para sublinhar isso ao mesmo tempo que enfatiza a evolução da marca e a nova era, onde Pilati injecta, inova e evolui, numa direção contraditória, mas também complementar com gestos sutis e toques de cores suaves.
O papel de Dornan como uma figura de poder emerge da interacção entre os dois personagens, como uma nova visão sobre os éminences grises, com o seu fato Ermenegildo Zegna Couture a proporcionar o fio condutor da narrativa.
Sobre a sua escolha para o papel principal, Pilati afirma “Jamie era a nossa cara de eleição, não só porque é um actor talentoso, mas também porque é um modelo pouco convencional, com um sentido pessoal forte de estilo e substância. Ele fez do eufemismo a chave do seu sucesso. ”
A campanha publicitária Primavera/Verão 2014 será lançada em Janeiro, em meios impressos e digitais seleccionados de todo o mundo, tendo sido foi fotografada pela consagrada dupla Inez & Vinoodh.