Gentlemen’s Talks – Bruno Lobo

Gentlemen’s Talks – Bruno Lobo

BL

Bruno Lobo trabalha há mais de dez anos no mundo do jornalismo de Lifestyle em Portugal, de modo especial masculino. Foi chefe de redação da revista GQ durante muitos anos e editor da (renovada) Playboy. Agora trabalha como freelancer, colaborando com algumas revistas, entre as quais, a Fora de Série. Assim, fomos saber o que pensava sobre o homem português e o que é ser elegante.

1. O que faz um homem ser elegante?

A máxima diz “As roupas não fazem o homem” mas, como Mark Twain respondeu “É claro que fazem. As pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência na sociedade”. A verdade é que a elegância é resultado de um conjunto de factores e o mais importante é sem dúvida a personalidade do homem. Que deve ser agradável, feliz, confiante, correcto. A roupa entra a seguir mas ajuda e muito a revelar – ou a apagar – a elegância.

2. Quais são as suas peças imprescindíveis no guarda-roupa masculino?

A resposta certa costuma ser um bom fato, de bom corte, mais camisa, gravata e sapatos impecáveis, não é? Mas quer parecer-me que essencial mesmo é um homem vestir-se de de acordo com o estado de espírito e a ocasião.  Ora ocasiões há muitas e estados de alma ainda mais, por isso tudo tem o seu lugar no guarda roupa: formal, casual, cinzentos, azuis, pretos, cores vivas,  calças de ganga, camisas, polos, t-shirts, chinos, ténis, havainas, calções smoking, roupa técnica, etc, etc, etc. Eu gosto sobretudo de sobretudos, trenches, peacoats, cardigans, blusões de cabedal… tudo o que sejam casacos. Acho a moda masculina muito mais interessante no inverno do que no verão. E acessórios: relógios, óculos de sol ou chapéus. Pelo contrário, não gosto nada de roupa largueirona, de camisolas de gola alta (não consigo usar) ou de alfinetes de gravata (nem sei porquê).

3. Tem role models na elegância masculina? Figuras que o inspirem?

Não nesse sentido assim tão lato. Se tiver de responder a essa pergunta  – como aparentemente tenho – então prefiro escolher um personagem:  Bond, James Bond. Nunca nenhum homem se vestiu tão bem, durante tanto tempo. De Sean Connery a Daniel Craig (ou sobretudo com Sean Connery e Daniel Craig), o agente secreto consegue estar sempre impecável, qualquer que seja a ocasião. Ou o lugar.  Aliás, assim de repente, parece-me que seria a pessoa ideal para pedir umas dicas sobre o que levar na mala de viagem…

4. Os homens portugueses estão cada vez mais preocupados com sua imagem, existe uma cultura da elegância masculina em Portugal?

Se existe? É claro que sim. Mas é pequeninaaaaa…mais a sério, acho que nos falta um pouco da vaidade italiana ou da tradição inglesa. Mas sim, os portugueses esforçam-se cada vez mais para estar e parecer bem. Com algum sucesso.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Gentlemen’s Talks – Bruno Lobo

bookmark_border

mais em Gentlemen's Talks

Moss - óculos para o retorno ao trabalho

a redireccionar em 10 segundos