Entre Desfiles na última edição da ModaLisboa, conseguimos ouvir a opinião dos fundadores da Dsection Magazine, Filipe Fangueiro e Paulo Meixedo, sobre o que é preciso para cultivar a elegância masculina.
1.O que faz um Homem ser elegante?
Paulo: Algo que já nasce com o homem e tem de ser nato. O charme. A maneira como se veste pode ajudar em muito mas o charme e a boa educação fazem tudo. Nota-se de maneira natural. É claro que é preciso saber aquilo que nos fica bem sem nos tornar ridiculos.
Filipe: As escolhas do guarda-roupa não definem a elegância de um homem. Um homem elegante é um verdadeiro gentleman. A postura que tem na vida é, de facto, o mais importante, O vestuário é apenas a sua segunda pele, o reflexo da sua personalidade.
2.Quais são as peças imprescindiveis no guarda-roupa masculino?
Paulo: Para além das eternas blue jeans e white shirt (não, nao fica bem a todos os homens) um blazer preto cai sempre bem. Uma boa fragrância e um relógio clássico torna tudo ainda mais interessante.
Filipe: O que não pode mesmo faltar são: Um par de jeans (sem lavagens), uma t-shirt branca (sem prints), um fato escuro e uma camisa branca.
3.Tem role models na elegância masculina?
Paulo: O meu pai.
Filipe: Milan Vukmirovic, Tom Ford, Nick Wooster e David Beckham
4.O que falta ao homem português para ser mais elegante?
Paulo: Acima de tudo falta vontade e bom gosto. Os americanos olham para os europeus como modelos de elegância e bom gosto. Vamos fazer por isso. Primeiro igualar ao homem europeu e depois tornar-nos também um modelo de elegância para os americanos.
Filipe: Eu creio que os homens portugueses são elegantes. O que acho que ainda falta é um sentido estético apurado e também autenticidade e originalidade no que vestem.
5. Existe, em Portugal, uma cultura da moda masculina?
Paulo: Está a perder a vergonha. Aos poucos começa-se a ver um aumento no interesse pela moda masculina. É bom saber que há um maior cuidado dos criadores portugueses em cada vez mais apresentarem peças masculinas nas suas coleções. E depois há o culto do corpo. Mas note-se que cuidar apenas do corpo para uma boa imagem não nos serve de nada se não nos cuidarmos em relação à maneira como nos vestimos.
Filipe: Começa a existir… A preocupação com a imagem é uma constante. O interesse pelo mundo da moda masculina é maior. O mercado de moda para Homem está também a crescer o que facilita isso. Está a nascer um mercado em Portugal muito mais forte nessa área.
http://www.dsectionmagazine.com
http://twitter.com/#!/DSECTIONMAG
http://www.youtube.com/user/DSECTIONMAGA…
http://dsectionmagazine.tumblr.com/
