No Séc. XXI é impossível não possuir uma consciência da natureza que nos rodeia e como a relação Homem – Mundo é algo de determinante para a sobrevivência do planeta. Quase que podemos falar de regras de bom comportamento ambiental e uma elegância “verde”.
Esta consciência de que não somos donos da natureza nem do planeta, leva países, empresas, estados e as pessoas a tentarem mudar de comportamentos. Desde organizações civis às entidades religiosas, começaram a aparecer apelos a partir dos anos 70 do século passado, perscrevendo regras de conduta para o ambiente. Somos administradores dos bens comuns da natureza e, nesse sentido, devemos nos preocupar com o futuro dos recursos do planeta. Em 1971, o próprio Papa Paulo VI afirma: ‘de um momento para o outro, o homem toma consciência dela: por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, começa o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação’.
E, em 1972, na Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo) podemos ler “Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”.
Esta preocupação atinge as próprias marcas de moda e encontramos várias linhas com o intuito de não ferir o ambiente ou minimizar os danos feitos por processos de producção mais ou menos invectivos para a natureza. De modo especial, as marcas de denim já conseguiram minimizar os danos dos processos de lavagem do produto.
Agora a Levi’s® pensou no impacto ambiental e a coleção. Levi’s® Waste<Less™ é a resposta da marca ao problema ambiental da quantidade extrema do lixo acumulado.
Incluída na colecção de Primavera-Verão 2013, e disponível para homem e mulher, é mais um passo em direcção ao design ecológico e sustentável. Através da reciclagem de garrafas e tabuleiros de plástico, cada peça Levi’s® Waste<Less™ inclui em média uma percentagem de 20% de plástico reciclado, o que dá aproximadamente cerca de 8 garrafas por cada par de jeans e se traduz na reciclagem de cerca de 3,5 milhões de garrafas só nesta estação.
A qualidade, a tradição e o estilo de sempre da Levi’s®, associadas aos benefícios e à constante preocupação da marca com o meio-ambiente e com o planeta.

